Twitter
Links:
Promoção:


Busca

Como funciona a Igreja Universal do Reino de Deus

iurdA Igreja Universal do reino de Deus, também conhecida como IURD, é uma das mais polêmicas igrejas do culto evangélico. Seus cultos de descarregos, a severidade dos seus servos em relação aos deuses e santos de outras crenças e religiões e todas as críticas quanto ao pedido de dízimos, causam um misto de antipatia e ao mesmo tempo curiosidade dos não adeptos ou servos da Igreja quanto a sua doutrina.

O objetivo desse post é reunir as informações quanto à doutrina e funcionalidade da Igreja, de forma totalmente imparcial, com o simples objetivo de enriquecer o conhecimento dos nossos leitores, servos ou não, simpatizantes ou não da Igreja Universal do Reino de Deus.

A Igreja Universal foi fundada em 1977 pelo bispo Edir Macedo, a princípio as reuniões eram em um corredor no Jardim do Méier por falta de recursos para alugar uma sede. Com o carisma do Bispo a Igreja Universal do Reino de Deus, que ao longo do caminho passou por vários outros nomes, cresce de forma rápida ocupando um grande espaço no culto evangélico, com milhares de seguidores.

A rápida expansão e crescimento da igreja, aquisições e parceiras de redes TV e programas, geram críticas quanto à aplicação dos donativos. Sendo alegado pelos fiéis que a compra de veículos de comunicações é uma forma da palavra do Senhor chegar a todos os lares, acompanhando a evolução dos tempos ou mesmo alcançando os fiéis que por motivos de saúde não podem se locomover até o templo para participar do culto.

A doutrina da Igreja Universal do Reino de Deus é o combate aos demônios e a teologia de prosperidade. São inúmeros os cultos voltados para a libertação dos espíritos ou perturbação espiritual, que segundo o seu fundador o Bispo Edir Macedo, pode até causar algumas doenças, como por exemplo, a neurose, dores de cabeça constantes, desmaios entre outras.

A teologia da prosperidade é inspirada nos cultos norte americana, quando os pastores norte americanos pregam: Que quer se livrar do demônio deve doar a igreja seus dízimos. Uma boa parte do tempo dos cultos é destinada para arrecadação do dízimo. Daí a polêmica quanto ao pedido do dízimo aos fiéis.

Recentemente a Igreja Universal travou uma guerra com a imprensa por acusações de má administração dos fundos, desde a década de 90 os negócios de Edir Macedo estão sendo investigados, chegou a ficar prezo por 12 dias em 1992 sob a acusação de fraude, mesmo após a sua absolvição os processos e investigações continuam em andamento.

1 Resposta para “Como funciona a Igreja Universal do Reino de Deus”

  • Elmando says:

    Acredito que todas as denominações cristãs merecem respeito, o que não posso concordar com a IURD é o fanatismo, que envolve seus líderes e pastores. Vejam só criticam tanto as outras religiões, inclusive o espiritismo. Mas então, usam elementos do candomblé, quando inventam as tais “sessões de descarrego”, esse termo é usado em cultos africanos. Depois não declaram à Receita Federal o alto valor das doações. Acusam a Igreja Católica Apos. Romana, de idolatria. De possuir imagens dos santos etc. No entanto, a sede de seus templos, chamadas “catedrais”, possuem uma enorme cruz no teto, sendo que a Cruz é o símbolo da redenção e imagem de Cristo Crucificado. Depois benzem, sal, água, lenços, rosas, etc. Coisas que na Igreja Católica são sacramentais. Só que quando usamos em nossas celebrações eles então nos acusam de idolatria.

Deixe uma Mensagem


× 3 = 18